Criando um vetor no Paint Tool Sai

♠ Posted by kmylla in , at 05:46


Olá, neste tutorial estarei mostrando como criar um vetor no Paint Tool Sai. Diferente do que alguns pensam, este programa não é somente para desenho e utilizado exclusivamente com tablet gráfico. De fato ele tem um desempenho extraordinário para esse tipo de trabalho, porém ensinarei a fazer a lineart e colorização com o mouse, de uma forma rápida e dinâmica.
O Paint Tool Sai é um programa bem leve e em muitos aspectos se assemelha ao Photoshop. Trabalhamos as linhas clicando em New Linework Layer, para criar uma camada que nos dará acesso a ferramentas vetoriais. O ícone New Linework Tool pode ser encontrado do lado esquerdo, entretanto é comum mudarmos o painel de camadas para o lado direito. Isto fica a critério de cada um, e pode ser feito em Window -> Show Layer Panel to Right. A localização do ícone está indicada na figura abaixo.






Depois de criar a camada, do lado esquerdo estarão visíveis as ferramentas. Estaremos utilizando a Curve. A novidade desta ferramenta em relação à caneta do Photoshop e outros editores é que as curvas são feitas automaticamente, facilitando consideravelmente o trabalho da lineart.




Quando clicamos uma única vez criamos um ponto (que não é perceptível) e a partir dele as curvas vão sendo formadas. Para fazer uma curva basta criar os pontos seguintes. Dependendo de onde criamos o ponto, a curva entre os pontos anteriores vai sendo modificada, adaptando-se ao tipo de curva que queremos desenvolver.







Esta é uma ferramenta simples de ser controlada, porém devemos estar cientes de dois truques básicos:

1 – Quando não queremos uma linha curva e sim mais “pontiaguda”, um ângulo reto ou uma semi-reta, ao terminar a curva com o clique damos mais um clique no mesmo lugar.

2 – Quando queremos “quebrar” a linha para iniciar outra, damos um duplo clique.






Para controlar a espessura das linhas, utilizamos a barra “size”.





Outra ferramenta interessante do Paint Tool Sai é a Edit. Com ela podemos editar as linhas que foram criadas. Ao selecionar essa ferramenta, aparecerão nas linhas os pontos que antes não eram visíveis.





Podemos pegar qualquer um dos pontos e arrastarmos em qualquer direção. Isto é muito útil quando precisamos corrigir algumas falhas no trabalho.







Outro recurso é a ferramenta Pressure. Com ela, ao clicarmos em um ponto, arrastando-o para a direita a espessura dele até o ponto seguinte aumenta. Arrastando-o para a esquerda, a espessura diminui.







Com a ferramenta Weight podemos mudar a espessura de todas as linhas de uma única vez, utilizando a barra size.





Para mudar a cor das linhas, podemos recorrer a ferramenta Color. Selecionamos a cor desejada e em seguida clicamos sobre a linha.




Se quisermos trabalhar apenas com linhas retas, é ideal a ferramenta Line, bem parecida com a Curve.



A seguir um pequeno vídeo que fiz utilizando algumas das ferramentas citadas acima. 



1 comentários:

Adorei, obrigado! Estou tentando me familiarizar com o programa e me ajudou muito.

Postar um comentário